PROJETO VIDEO ARTE AMBIENTAL





SERES CAMINHANTES - detritos próprios, impróprios...
Vídeo Arte Instalação Ambiental

Apresentação no GRAMADO CINE VIDEO 2009-

CINE AMBIENTAL



Considerações Gerais

Vídeo Arte instalação Ambiental – Seres Caminhantes - é uma proposta que integra as artes plásticas, performance e vídeo numa exposição visual ousada e de grande porte, fugindo de uma sala de projeção e passando para uma instalação de arte nos moldes da arte contemporânea, a própria projeção é um objeto de arte multimídia.


O projeto é de baixo custo e objetivo é de estimular jovens artistas da região na area das artes, bem como, desenvolver uma discussão e conscientização ambiental.


O proprio produto como o trabalho em si , são trabalhos de arte educação ambiental.

Seres Caminhantes

Este ano completa 200 anos do Nascimento de Darwim, e com ele o mundo reflete , discuti a suas idéias de evolução.

A idéia de seleção natural, o homem descendente do macaco, a evolução das espécies é ainda uma polémica.

A idéia de seres caminhantes faz parte da minha trajetória artística que vem evoluindo e caminhando , fazendo uma analogia com a ciência darwiniana.

O conceito que quero trazer para refletir ou questionar, é de que o seres humanos vem criando, caminhando , mudando de espaços, carregando o passado, vivendo o presente e buscando o futuro.

Sua relação com os detritos, continua igual desde os primórdios, acarretando um acumulo de lixo e poluição.

Quero mostrar a relação do homem com a natureza desde a época dos macacos.
Pergunto: O ser caminhante vem progredindo, modificando seus hábitos ou não ?

Hoje o homem vive buscando respostas e soluções diante de sua poluição, distanciamento da natureza e de si próprio.
Seremos Seres Caminhantes Errantes ou Buscantes ou simplesmente Infantes???

Especificações Técnicas


O vídeo tem 10minutos aprox, iniciará com uma performance de 9 atores amadores mostrando a teoria da evolução depois mostrará em 4 momentos da historia , a relação do homem com seus detritos e o meio ambiente, demonstrando como seus hábitos não modificaram desde os macacos até os dias de hoje.

A trilha musical será produzida especialmente para esse trabalho.
A instalação estará instalada no pavilhão da Expo Gramado, durante o evento Cine Ambiental,entre os dia 3 a 5 de agosto, podendo ser visualizado durante todo o tempo do evento.

O vídeo fará parte de Mostras e festivais e eventos educacionais com o tema relacionado e será exibido em escolas dando continuidade ao processo de conscientização socioambiental .

O maquinário cinematógrafico é constituído por uma câmara de filmar e maquina fotográfica digital, todas amadoras e domesticas.

Concepção, Coordenação e Equipe do Projeto

O vídeo arte instalação ambiental, Seres Caminhantes, foi concebida pela artista visual Kira Luá da Associação Chico Lisboa (Associação Riograndense de Artes Plásticas Francisco Lisboa) que coordenará sua implantação junto com profissionais na área de cinema Silvana Pätzinger, teatro Kira Luá, musica Roger Coicev e nas questões cientificas José Roberto Mannna de Deus ( Centro de Monitoramento da Serra do Itapety) e 12 jovens da cidade de Gramado e Canela que iniciam na área de vídeo e teatro.

Justificativa

Este projeto será apresentado durante o 17º Gramado Cine Vídeo, dentro do programa do Cine Ambiental, nos dias 3 a 5de agosto deste ano, no Expo Gramado e será exibido durante todo este evento.

A preocupação com o meio ambiente, sua preservação através da educação ambiental, é hoje uma preocupação mundial, empresas que apóiam qualquer trabalho a neste nível, são hoje consideradas empresas conscientes e incorporam uma rede de pensamentos e atitudes que estão ajudando a fazer este mundo melhor e viável, pois existe uma necessidade global e muito urgente .

Este projeto de vídeo arte instalação ambiental é um meio de educação ambiental através da arte.

Contato

Para conhecer o trabalho de Kira Luá durante estes ultimos 22 anos , visite seus Blogs:
http://kiralua.blogspot.com/
http://artecomkira.blogspot.com/
E mail- kira.artes@gmail.com


Gramado, 05 de março de 2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário